O Globo

  • 0

O Globo

Category : Notícias

BB planeja novo plano de demissão voluntária:

Em 2015, foram 5 mil inscritos. Petrobras e Eletrobras também cortam custo

-BRASÍLIA E RIO- Na tentativa de cortar custos, o Banco do Brasil (BB) avalia reabrir nos próximos dias um plano de demissão voluntária, com incentivos para quem quiser antecipar a aposentadoria. No ano passado, a instituição teve a adesão de 5 mil funcionários à iniciativa semelhante. As vagas abertas em decorrência do plano estão sendo fechadas. O BB conta atualmente com cerca de 112 mil empregados.

Além disso, o BB está em processo de reestruturação interna e extinguiu duas diretorias, de Crédito Imobiliário e de Relações com Funcionários, que foram transferidas para outras. O número de diretorias, no entanto, se manteve em 27 porque foram criadas duas áreas: de Marketing e Comunicação e Governança de Entidades Ligadas.

Foram nomeados para assumir as novas diretorias Alexandre Alves de Souza (Marketing e Comunicação) e Cícero Przendsiuk (Governança de Entidades Ligadas). Eles são funcionários de carreira. Do total de 27 diretorias, houve substituições em dez delas.

Segundo a assessoria de imprensa do BB, as medidas são decorrentes da nova gestão do banco, comandado por Paulo Rogério Caffarelli. A orientação é concentrar esforços para melhorar o resultado.

ANTECIPAÇÃO DE APOSENTADORIA
O enxugamento do quadro de pessoal é uma medida que o BB já vem adotando, tendo executado pelo menos três planos de estímulo à antecipação de aposentadoria. A instituição não divulga qual é a expectativa de adesão, caso reabra a possibilidade novamente.

Além do BB, outras estatais também vêm aderindo ao corte de pessoal. A Petrobras atingiu 11.704 empregados inscritos em seu programa de desligamento voluntário, de acordo com informações divulgadas pela estatal no início de setembro. A meta da companhia era chegar a 12.000 empregados e obter economias de R$ 33 bilhões até 2020. A estatal já anunciou que pretende fazer novos planos de desligamento. A Eletrobras também estuda promover um plano de demissão voluntária.


Leave a Reply