DCI (SP)

  • 0

DCI (SP)

Category : Notícias

Hidrelétricas antigas podem ter receita extra:

Hidrelétricas há décadas em operação e cujos contratos já foram renovados poderão ganhar receita extra a partir de 2017 para investir em melhorias, de acordo com fontes e proposta colocada em consulta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Neiva, estima que a mudança pode entrar em vigor no segundo semestre do ano que vem. Ele disse que a receita maior facilitará a busca por crédito para investir na eficiência operacional das usinas. Em uma consulta pública sobre o tema que receberá contribuições até 27 de janeiro, a Aneel afirma que o objetivo da mudança em estudo é “manter a prestação adequada do serviço”.

Atualmente, as regras do setor preveem que empresas apresentem ao regulador a projeção de investimentos necessários para eventuais melhorias nas usinas, que deve ser aprovada pela Aneel para que os custos sejam ressarcidos no futuro. O mecanismo, no entanto, tem sido criticado devido à lentidão no andamento de processos na Aneel.

Garantia física

Algumas hidrelétricas também podem ser beneficiadas pela decisão do Ministério de Minas e Energia (MME) de prorrogar até 31 de dezembro de 2017 os valores vigentes de garantias físicas de energia das usinas hidrelétricas despachadas centralizadamente, segundo decisão publicada ontem no Diário Oficial. /Agências


Leave a Reply